AQUECER E EDUCAR

Tem-se mostrado ao longo da história do esporte, que um bom aquecimento é extremamente eficiente na preparação do corpo para uma carga de trabalho que lhe será imposta. Iniciar exercícios de intensidade considerável sem o preparo adequado, pode trazer grandes problemas ao praticante, como baixo rendimento, desconfortos frequentes e desenvolvimento de lesões. Na corrida isso não é diferente, pois estamos falando de uma modalidade de alto impacto e, normalmente, de grande exigência física.


Hoje em dia, grande parte dos treinadores de corrida tem utilizado exercícios específicos para trabalhar o aquecimento, os famosos EDUCATIVOS. Estes exercícios são capazes de melhorar a técnica de corrida, economizar movimentos, corrigir postura, eliminar dores e vícios e até levar a ganhos de força muscular, tudo isso levando à tão sonhada evolução da performance.


Entre todos os educativos desenvolvidos nos treinamentos para corredores, citaremos dois que podem ser vistos rotineiramente:


SKIPPING – Elevar os joelhos alternadamente até a linha da cicatriz umbilical, com braços paralelos ao corpo e cotovelos em 90° fazendo movimentos alternados e contrários aos movimentos das pernas. Este exercício fortalece a musculatura anterior da coxa, melhora a fase de impulsão, proporciona maior controle da passada e domínio sobre a aterrisagem.


ANFERSEN – Elevar calcanhares alternadamente até próximo da região glútea, com braços paralelos ao corpo e cotovelos em 90° fazendo movimentos alternados e contrários aos movimentos das pernas. Este exercício fortalece os isquiotibiais, alonga o quadríceps, e promove maior controle sobre a fase de recuperação da passada, gerando um movimento descontraído.


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